>
>
Arquidiocese de Goiânia parabeniza os catequistas

Arquidiocese de Goiânia parabeniza os catequistas

Neste último domingo do Mês Vocacional de agosto, 30, a Igreja celebra o Dia do Catequista. A vocação do catequista

Neste último domingo do Mês Vocacional de agosto, 30, a Igreja celebra o Dia do Catequista. A vocação do catequista é o chamado de Deus para que ele seja instrumento que faz ecoar a Palavra de Deus por meio da comunicação e do testemunho. O Documento Catequese Renovada (nº 144-151) apresenta um roteiro geral sobre a missão do catequista, que pode ser assim definida: “o catequista exerce sua missão em nome de Deus e da comunidade profética, em comunhão com os pastores da Igreja; o catequista anuncia a Palavra e denuncia tudo o que impede o ser humano de ser ele mesmo e de viver sua vocação de filho de Deus; o catequista ajuda a comunidade a interpretar criticamente os acontecimentos, a libertar-se do egoísmo e do pecado e a celebrar sua fé na ressurreição”.

 

A missão do catequista é, sem dúvida, muito importante para a evangelização de crianças, jovens e adultos. São os catequistas os responsáveis por formar a base da fé nos catequizandos. Com a doação de si mesmos, eles transformam o convívio social na família cristã, bem como em todas as atividades da vida social: no trabalho, na política, na economia, no lazer.

 

 Em videomensagem aos catequistas pelo seu dia, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes, em nome do nosso arcebispo Dom Washington Cruz; do bispo auxiliar, Dom Levi Bonatto; e da Coordenação Arquidiocesana de Catequese, agradece a todos os catequistas pelo seu dia. “O nosso coração enche-se de alegria pela existência de cada um de vocês e pela resposta que vocês oferecem a Deus através do chamado da Igreja para participar do seu múnus de acolher e anunciar a Boa-Nova do Evangelho.” Dom Moacir ainda fala da importância da catequese para a Igreja.

 

“Desde os meus tempos de padre, eu sempre acreditei e disse: a catequese é o coração da Igreja. É a catequese que fomenta na Igreja a vida, porque ela acolhe os pequenos, os grandes, os novos e idosos e a todos oferece uma participação na mensagem que o Senhor Jesus nos deixou para ser levada a todos os povos. O bispo é o primeiro catequista de sua diocese. Mas esse ministério ele partilha com os sacerdotes e também com todos os leigos e leigas e, de uma forma especial, com aqueles leigos e leigas que, ouvindo um chamado particular do Senhor Jesus, se dispõem a serem esses instrumentos da evangelização.” Por fim, ele destaca: “o nosso abraço afetuoso, a nossa gratidão e a certeza de que estamos juntos, mesmo que distantes fisicamente, participando como um só corpo de uma única e mesma missão: a missão de levar a Boa-Nova do Evangelho, a missão de acolher as pessoas que, sentindo-se tocadas por Deus, querem entrar no caminho de Jesus. Vocês são parte essencial nesse processo de evangelização na vida da Igreja. Se a catequese é o coração da Igreja, os catequistas e as catequistas estão no coração. Que Deus os abençoe, que Deus os proteja. Contem sempre com as nossas orações e rezem vocês também por nós. Parabéns pelo Dia dos Catequistas e que Deus derrame bênçãos copiosas sobre vocês. Um abraço”.

Clique aqui e assista a videomensagem 

 

Fúlvio Costa

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo