>
>
Festa de Dedicação da Basílica de Latrão

Festa de Dedicação da Basílica de Latrão

“Hoje, festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, recordemos que o Senhor deseja habitar em cada coração.

“Hoje, festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, recordemos que o Senhor deseja habitar em cada coração. Mesmo se nos afastarmos Dele, para o Senhor são suficientes três dias para reconstruir o seu templo dentro de nós! (cf. Jo 2,19).

 

Com uma mensagem no Twitter, o papa Francisco recorda a festa deste 9 de novembro, dedicada à mãe e cabeça” de todas as igrejas da cidade de Roma e do mundo: a Basílica Lateranense.

 

De fato, esta Basílica foi a primeira a ser construída depois do edito do imperador Constantino que, em 313, concedeu aos cristãos a liberdade de praticar a sua religião.

 

O mesmo imperador doou ao papa Melquíades a antiga propriedade da família dos Lateranenses e nela fez construir a Basílica, o Batistério e a Patriarquia, ou seja, a residência do Bispo de Roma, onde os papas habitaram até ao período de Avinhão.

 

A dedicação da Basílica foi celebrada pelo papa Silvestre por volta de 324 e o templo foi intitulado ao Santíssimo Salvador; só depois do século VI foram acrescentados os títulos dos Santos João Batista e João Evangelista, que deram origem à comum denominação.

 

Esta data interessou primeiro só a cidade de Roma; depois, a partir de 1565, alargou-se a todas as Igrejas de rito romano. Desta forma, honrando o edifício sagrado, pretende-se expressar amor e veneração à Igreja romana que, como afirma Santo Inácio de Antioquia, preside na caridade toda a comunhão católica (Rm 1,1).

 

Símbolo da Igreja viva

A Palavra de Deus nesta solenidade recorda uma verdade fundamental: o templo de pedra é símbolo da Igreja viva, a comunidade cristã, que já os Apóstolos Pedro e Paulo, nas suas cartas, significavam como edifício espiritual, construído por Deus com as pedras vivas que são os cristãos, sobre o único fundamento que é Jesus Cristo, por sua vez comparado com a pedra angular.

 

A festa de hoje celebra um mistério sempre atual: Deus quer edificar no mundo um templo espiritual, uma comunidade que o adore em espírito e verdade (cf. Jo 4,23-24).

 

Vatican News

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo