Na manhã de sábado, 12 de junho, Memória do Imaculado Coração de Maria, aconteceu mais uma Reunião Mensal de Pastoral da Arquidiocese de Goiânia, com o tema “Amoris Laetitia e o Ano da Família”. O encontro teve assessoria do padre Luiz Henrique Brandão, vigário da Paróquia Universitária São João Evangelista e reitor do Seminário Menor Arquidiocesano São João Paulo II. O sacerdote fez uma extensa reflexão sobre o documento, destacando que é “urgente defender as famílias e dar-lhes apoio”.
Conforme afirmou o padre, é uma necessidade ajudar os cônjuges a amarem-se uns aos outros. “Ao longo da vida os pais carregam a imagem da própria fidelidade de Deus ao seu povo e em especial aos mais fracos e às crianças. É exatamente a família fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher a maior ajuda que se pode dar às crianças”, afirmou. Padre Luiz Henrique lembrou que em razão do quinto aniversário da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, o papa quer dar novo impulso à leitura do documento e à evangelização das famílias.
Em 19 de março teve início o Ano da Família proclamado pelo papa, que se encerrará no dia 26 de junho de 2022, durante o 10º Encontro Mundial das Famílias, em Roma. Padre Luiz Henrique elencou uma série de objetivos deste ano proposto pelo papa. “O objetivo deste tempo é anunciar que o sacramento do matrimônio é uma dádiva. O papa quer resgatar a beleza do sacramento do matrimônio, é um dom de Deus para os cônjuges”. O assessor da Reunião Mensal também fez uma apresentação geral do conteúdo da Exortação Apostólica e indicou chaves de leitura dos nove capítulos, inclusive orientando como as famílias podem fazer absorver de forma mais eficiente o conteúdo. Ao fim da reunião houve espaço para perguntas e o anúncio da Reunião bimestral da Pastoral Familiar, que acontecerá no próximo dia 19.
O coordenador arquidiocesano de pastoral, mons. Luiz Lôbo, agradeceu ao padre Luiz Henrique pela “preciosa” explanação, convidando os padres a fundarem a Pastoral Familiar nas paróquias onde ela ainda não existe. O nosso arcebispo metropolitano, Dom Washington Cruz, encerrou o encontro agradecendo a todos pela presença e pedindo que a coordenadora do Vicariato para a Comunicação (Vicom) Talita Salgado, encaminhem às escolas católicas o conteúdo da reunião a fim de que possam tomar conhecimento e fazerem um estudo a respeito com os pais e alunos. O arcebispo concluiu a Reunião Mensal On-line com a Oração do Ângelus.
Fúlvio Costa