>
>
A arte que compõe as Igrejas

A arte que compõe as Igrejas

É comum em nossas igrejas a presença de iconografias e artes sacras. Em entrevista, o coordenador da Comissão de Arte

É comum em nossas igrejas a presença de iconografias e artes sacras. Em entrevista, o coordenador da Comissão de Arte Sacra, padre Antônio Donizeth do Nascimento, afirma que o “ideal é sempre pensar a partir de alguns elementos que compõem a identidade daquele templo. Por exemplo: quem é o padroeiro; essa Igreja é dedicada a qual santo ou a qual mistério. Então, a partir da estrutura do espaço se concebe a teologia que traduza a identidade daquele lugar”.

 

Na Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a sagrada liturgia, de dezembro de 1963, papa Paulo VI diz assim: “Entre as mais nobres atividades do espírito humano estão, de pleno direito, as belas artes, e muito especialmente a arte religiosa e o seu mais alto cimo, que é a arte sacra. Elas tendem, por natureza, a exprimir de algum modo, nas obras saídas das mãos do homem, a infinita beleza de Deus, e estarão mais orientadas para o louvor e glória de Deus se não tiverem outro fim senão o de conduzir piamente e o mais eficazmente possível, através das suas obras, o espírito do homem até Deus” (SC,122).

 

“É esta a razão por que a santa Mãe Igreja amou sempre as belas artes, formou artistas e nunca deixou de procurar o contributo delas, procurando que os objetos atinentes ao culto fossem dignos, decorosos e belos, verdadeiros sinais e símbolos do sobrenatural. A Igreja julgou-se sempre no direito de ser como que o seu árbitro, escolhendo entre as obras dos artistas as que estavam de acordo com a fé, a piedade e as orientações veneráveis da tradição e que melhor pudessem servir ao culto” (SC, 122).

 

Padre Antônio Donizeth do Nascimento explica que “Todas as igrejas podem ter os painéis, respeitando o critério arquitetônico. A imensa maioria desses elementos, desses projetos tem finalidade profundamente catequética e litúrgica. Catequética, para dizer, o que é esse lugar, quem somos e o que fazemos aqui e qual é o sentido de estarmos aqui. E litúrgica, para que aqueles elementos que compõem o ambiente nos ajudem a viver o mistério”.

 

 

Na próxima semana, vamos iniciar uma série de matérias sobre os painéis que realçam a beleza de nossas igrejas.

 

Gabriela Rodrigues

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo