No sábado, 05 de março, aconteceu o primeiro encontro da Lectio Divina 2022, o arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino, conduziu o momento de reflexão da palavra. O tema desse ano é “Dá, pois, a teu servo um coração que escuta" (cf. 1 Reis 3,9).
O encontro iniciou com a saudação fraterna de Dom João Justino a todos os participantes. “No deserto Ele era guiado pelo Espírito”, esse foi o tema que norteou este sábado, retirado do evangelho de Lucas , capítulo 4, 1-13. Ao iniciar a leitura orante, Dom João pediu aos jovens que abrissem a Bíblia e acompanhassem com ele a reflexão do evangelho deste primeiro sábado, que é conhecido como o evangelho das tentações. O arcebispo destacou que durante os seis encontros da Lectio Divina, ele quer que todos supliquem por um coração que escuta, que é a súplica de Salomão.

Jesus foi tentado três vezes por satanás. Mas, ele se manteve firme, mesmo com quando o diabo tenta manipular a Sagrada Escritura. Dom João, explicou que podemos vencer o nosso deserto, ou seja, as nossas dificuldades. “Quando estivermos no nosso deserto, lembremos que Jesus também viveu o seu", afirma o arcebispo.
Dom João deu o exemplo do papa Francisco, que diz: “nunca dialoguem com o diabo. Não há diálogo possível. Somente a Palavra de Deus”. Ao final de sua partilha, o arcebispo fez a exposição do Santíssimo e convidou a todos para uma oração silenciosa para refletir sobre o que podemos fazer a cerca da palavra que foi proclamada.
Como compromisso final Dom João Justino sugeriu para que os jovens tenham uma atitude de despojamento. Ele também pediu para que reflitamos sobre o lema da Campanha da Fraternidade, "Fala com sabedoria, ensina com amor". Ao final, o arcebispo rezou pelas vocações e falou sobre a importância do caminho vocacional para os jovens, e depois reforçou o convite para que os jovens participem dos encontros da Lectio Divina.
A Lectio Divina acontece todos os sábados da Quaresma, às 19h30 na Paróquia Universitária São João Evangelista. Todos os encontros serão transmitidos ao vivo pelos canais da Arquidiocese de Goiânia e Setor Juventude, com acessibilidade em libras.
Gabriela Rodrigues e Larissa Costa