>
>
Missão Finados 2022

Missão Finados 2022

  Todos os anos, no dia 2 de novembro, a Igreja celebra o Dia dos Fiéis Defuntos. Essa data foi

 

Todos os anos, no dia 2 de novembro, a Igreja celebra o Dia dos Fiéis Defuntos. Essa data foi escolhida, propositalmente, por suceder o Dia de Todos os Santos, celebrado no dia 1º de novembro. No Dia dos Fiéis Defuntos rezamos por aqueles que já se encontram com o Pai. E, no Dia de Todos os Santos, recordamos todos os santos e mártires.

 

Visitar o cemitério ou rezar mentalmente em intenção dos fiéis defuntos é importante para os ajudar na purificação durante a passagem pelo purgatório, é o que nos explica o diácono Dino Magalhães, coordenador da Pastoral da Esperança. “Vivenciamos a oração por aqueles que terminaram a peregrinação nesta vida e que estão em purificação (purgatório) para obter a bem-aventurança celestial, o encontro definitivo com Deus, e por nós que, através do batismo, aspiramos a plenitude da vida eterna.” O diácono ressalta ainda que fé, esperança e amor ficam marcados no coração de cada fiel que reza por aqueles que terminaram a peregrinação terrena.

 

Neste dia em que rezamos pelos fiéis defuntos é possível lucrar Indulgência Plenária, para isso é necessário seguir algumas práticas, como nos diz a Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina do Papa São Paulo VI. “É preciso fazer uma obra enriquecida de indulgência e preencher as seguintes três condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice” (Indulgentiarum Doctrina, normas, n. 7).

 

“Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos” (Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina, normas, n. 1).

 

Missão Finados

A Arquidiocese de Goiânia realiza, todos os anos, a Missão Finados por meio da Pastoral da Esperança e consiste em grupos de servos nos cemitérios com a intenção de levar esperança, apoio e conforto para aqueles que vão visitar os túmulos de seus entes queridos.

 

De acordo com o diácono Dino Magalhães, a Missão Finados deste ano tem como objetivo “acolher, assistir, acompanhar, confortar e animar na fé e na esperança as famílias que vão visitar seus entes queridos falecidos e rezar também por aqueles que não são lembrados”, afirma.

 

Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” (Jo 11,25-26).

 

 

 

 

 

Gabriela Rodrigues

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo