A rádio Maria surgiu em 1987 quando o Santo Padre João Paulo II convocou os fiéis a criarem um projeto de “nova evangelização”. No mesmo ano foi criada a Associação Rádio Maria. Já em 1998 foi criada a Associação World Family of Radio Maria que administra a promoção, proteção e desenvolvimento do Projeto Rádio Maria em todo o mundo.
De acordo com o diretor da Rádio Maria Brasil, Padre André Victor Secundino, cada país tem sua sede e as outras rádios podem ser repetidoras. No Brasil, sua primeira sede foi criada em maio de 2006, em Brasília. Atualmente, a sede nacional da rádio está oficialmente em Goiânia desde março de 2018, mas suas atividades só começaram em agosto de 2019.
Padre André Victor Secundino, diretor da rádio, destaca que a iniciativa de trazer a rádio para o Brasil foi do Arcebispo Metropolitano Dom Washington Cruz. Ele ressalta que para ser o diretor é um desafio a cada dia. “Mas, por ser de Nossa Senhora eu abri muito o meu coração. Me interesso muito pelo trabalho Mariano. Maria tem uma influência muito grande na minha vida. Eu só aceito e só sou o diretor por Maria”, explica.

Segundo o site Rádio Maria In The World (radiomaria.org), hoje são 85 estações de rádio em todo o mundo, oito delas atendem minorias linguísticas e 22 são subestações produzem programação regional em idiomas locais. Com aproximadamente 2.000 repetidores, a rádio alcança quase 500 milhões de ouvintes em todo o mundo.
Para mais informações sobre a Rádio Maria Brasil acesse: https://www.radiomaria.org.br/
Gabriela Rodrigues