>
>
Arquidiocese realizou live “A fé em tempos de pandemia”

Arquidiocese realizou live “A fé em tempos de pandemia”

Na tarde de quarta-feira, dia 10 de março, a Arquidiocese de Goiânia realizou uma live no Instagram, com o tema

Na tarde de quarta-feira, dia 10 de março, a Arquidiocese de Goiânia realizou uma live no Instagram, com o tema “Fé em tempos de pandemia, vamos falar sobre isso”. Os convidados para falar sobre o assunto foram os padres Vitor Simão e Arthur Freitas, com mediação da coordenadora do Vicariato para a Comunicação (Vicom), Talita Salgado.

Para iniciar a reflexão, a mediadora perguntou aos convidados o que é fé. Padre Arthur falou que a definição de fé engloba muitas realidades e dimensões, mas ressaltou que naquela conversa seria importante considerar a fé pelo aspecto da religiosidade, isto é, “como eu estou vivenciando e praticando a minha fé.” Nesse sentido, padre Vitor Simão pontuou que “fé não é só o ato de crer, mas, a partir do ato de crer, eu me colocar em seguimento”.

Outro ponto proposto por Talita foi sobre ter mais ou menos fé, ter fé ou não, questionamento feito pelas pessoas cotidianamente. Para responder, padre Vitor contou a história de Josué: durante sua jornada de levar o povo de Israel à terra prometida, Deus fala a ele que é preciso ser forte e corajoso e que era necessário ter fé. “Eu preciso acreditar que Deus vai baixar as águas, mas eu preciso dar o passo”, comentou.  Já Pe. Arthur pontuou que não se pode usar uma unidade de medida para fé e citou Santa Teresa D’Ávila: “Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa… Quem a Deus tem, nada lhe falta, só Deus basta”.

Durante a live, vários outros temas relacionados à fé e a sua vivência na pandemia foram debatidos. Ao final, o padre Arthur deixou uma mensagem e usou um texto de Santa Teresinha do Menino Jesus em que ela fala da história do passarinho que queria voar como uma águia, porém ele sabe que o tempo pode mudar, vir uma chuva e o derrubar. Nesse sentido, ele disse: “A fé é a certeza de que o sol está lá, talvez tampado por uma nuvem. Então, eu fico quieto esperando que a nuvem passe. Essa atitude de fé que precisamos neste momento. Uma fé que é humilde, confiante e, ao mesmo tempo, sabe esperar em Deus”.

Padre Vitor refletiu: “As portas da Igreja podem por vezes se fechar por medidas de segurança sanitárias, mas as portas do nosso coração devem estar sempre abertas para que o Senhor possa fazer maravilhas. Para que ele possa entrar, sentar e fazer comunhão conosco”.

Aqueles que desejam ver a live completa, ela se encontra disponível no IGTV do Instagram da Arquidiocese de Goiânia. Acesse clicando aqui

Suzany Marques

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo