Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. A graça da Eucaristia alcança a nossa vida pela comunhão espiritual

20/04/2021

A graça da Eucaristia alcança a nossa vida pela comunhão espiritual

“Quando não comungais e não participais na missa, comungai espiritualmente, porque é muito vantajoso” (Santa Teresa de Jesus)

A graça da Eucaristia alcança a nossa vida pela comunhão espiritual - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Desde o início da pandemia da covid-19 estamos vivendo o distanciamento social em um ciclo entre lockdown e abertura das atividades. Padre Warlen Reis, chanceler na Arquidiocese de Goiânia, destaca que esse tipo de pandemia é um grande desafio na Igreja porque existem situações diversas que nos impedem, não pelo pecado, mas pela segurança, de estarmos presentes na Santa Missa e recebermos a Eucaristia. Ele acrescenta que hoje nós temos uma grande graça porque podemos participar da missa celebrada na nossa comunidade por meio das transmissões on-line. “A tecnologia nos proporcionou também a receber Jesus espiritualmente e com as graças daquela Eucaristia celebrada, alcançar a sua vida pela graça e misericórdia de Deus”.

 

Apesar do distanciamento social, podemos continuar unidos em oração com os nossos bispos e os padres pelos meios de comunicação. Padre Warlen explica que, mesmo não podendo participar da missa presencialmente, podemos fazer nossa comunhão espiritual. Ele fala que esse tipo de comunhão era realizada, inclusive pelos santos. “Os santos, por exemplo, que estavam privados por estarem encarcerados, perseguidos por causa da fé ou em diversas circunstâncias e, até mesmo em enfermidade, faziam uma oração pedindo a Deus e a Jesus que fizessem com eles uma comunhão espiritual.”

 

A graça da missa alcança todo o espaço e todo o tempo. A Eucaristia celebrada sobre o altar, hoje, alcança também o passado, o presente e o futuro. “A sua graça alcança todos os lugares, tanto é que as nossas missas oferecidas têm o poder de alcançar a alma das pessoas que estão no purgatório, que estão fora do tempo, em uma condição de eternidade. Neste sentido, mesmo não recebendo Jesus na Eucaristia, o que se pede na comunhão espiritual é que a graça daquela Eucaristia celebrada, daquela Santa Missa celebrada, alcance a nossa vida aqui, agora, hoje, neste momento que Deus nos deu para poder celebrar e viver”, revela o padre.

 

Podemos fazer a comunhão espiritual dentro ou fora da missa. “Quando, em estado de graça, desejamos estar em comunhão com o Cristo Sacramental e, não podendo estar fisicamente, pedimos essa graça a Deus de que Ele venha ao menos espiritualmente visitar nossa alma”, finaliza.

 

Orações para comunhão espiritual

“Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, ao meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! Não permitais que torne a separar-me de Vós!” (Santo Afonso Maria de Ligório)

“Aos vossos pés, ó meu Jesus, me prostro e vos ofereço o arrependimento do meu coração que mergulha no seu nada na Vossa santa presença. Eu vos adoro no Sacramento do vosso amor, a inefável Eucaristia. Desejo receber-vos na pobre morada que meu coração vos oferece. À espera da felicidade da comunhão sacramental, quero possuir-vos em Espírito. Vinde a mim, ó meu Jesus, que eu venha a vós. Que o vosso amor possa inflamar todo o meu ser, para a vida e para a morte. Creio em vós, espero em vós. Amo-vos. Assim seja” (Card. Rafael Merry del Val).

 

Larissa Costa

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar