Você está em:
22/04/2021
Encontros de preparação para a vida matrimonial
“É preciso ajudar os jovens a descobrir o valor e a riqueza do matrimônio”

A pastoral familiar, responsável pela formação dos nubentes na Arquidiocese de Goiânia, se preocupa em proporcionar encontros formativos e estruturados. Por isso, o casal coordenador, Antonio Roberto Gomes e Francisca Aparecida de Barcelos Gomes, destaca alguns trechos de documentos da Igreja que auxiliam a pastoral em sua ação missionária. “É preciso ajudar os jovens a descobrir o valor e a riqueza do matrimônio (Cf. Relatio Synodi 2014, 26). Devem poder captar o fascínio duma união plena que eleva e aperfeiçoa a dimensão social da vida, confere à sexualidade o seu sentido maior, ao mesmo tempo que promove o bem dos filhos e lhes proporciona o melhor contexto para o seu amadurecimento e educação” (Amoris Laetitia, cf. nº 205).
Na Exortação Amoris Laetitia, nº 207, diz: “Há várias maneiras legítimas de organizar a preparação próxima para o matrimônio e cada Igreja local discernirá a que for melhor, procurando uma formação adequada que, ao mesmo tempo, não afaste os jovens do sacramento”. No documento Familiares Consortio, nº 66, diz assim: “Esta catequese renovada de todos os que se preparam para o matrimônio cristão é absolutamente necessária, para que o sacramento seja celebrado e vivido com retas disposições morais e espirituais”.
De acordo com o casal coordenador, a orientação descrita no número 66, do documento Familiares Consortio, diz que o encontro de formação para noivos, na verdade, é uma catequese pré-matrimonial. Essa definição já havia sido feita pelo Papa São João Paulo II no documento Familiares Consortio. “Temos que ter obediência ao que pede a igreja, e as orientações do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, principalmente no Ano Família Amoris Laetitia que vem pedindo que nós saibamos trabalhar, nos empenhando cada vez mais, pois nós da pastoral familiar somos famílias evangelizando famílias”, afirmam Antonio Roberto Gomes e Francisca Aparecida de Barcelos Gomes.
Na Arquidiocese de Goiânia os membros da pastoral familiar foram formados para a reestruturação dos encontros de preparação para a vida matrimonial. “Os encontros acontecem por meio de sala virtual, com quatro casais de noivos, totalizando dez encontros, um por semana. Sendo aproximandamente duas horas de formação. Para inicar os encontros, o casal deve adquirir dois livros no valor de R$ 40,00 reais para acompanhar as leituras e os exercícios. Após a aquisição do material, os nubentes são encaminhados para os catequistas e depois de concluída a formação, os noivos recebem um certificado”, como nos explica o casal coordenador.
Após a conclusão dos encontros de preparação, o casal coordenador tem o costume de pedir aos noivos uma avaliação dos momentos de formação, principalmente, após a implementação desta nova metodologia. “Eu confesso que quando soube que eram dez encontros, achei que seria muito desgastante e cansativo por conta da rotina pesada que nós temos. Mas, estou aqui hoje para falar que conosco aconteceu, justamente, o inverso. Desde o primeiro encontro nós já nos sentimos acolhidos e abraçados. Foram momentos leves e únicos que agregaram muito em nossa vida. Esses dez encontros passaram em um “piscar de olhos”, e hoje, já casados, acreditamos que esse encontro realmente agregou muito e nos dá uma base muito boa para a vida conjugal. Claro, que a prática é só no dia a dia, mas essa troca de experiências que acontece no encontro é muito enriquecedora”, afirma o casal, Kleber Cosme de Freitas e Bruna Caponi Borba.
Para mais informações sobre os encontros de preparação para vida matrimonial, entre em contato com o casal coordenador pelo número: (62) 9 8115-4802, ou pelo e-mail: pf.arquidiocesedegoiania@gmail.com
Gabriela Rodrigues