Você está em:
23/08/2017
União dos Juristas Católicos
UNIJUC realiza solenidade de compromisso de seus membros
O dia 11 de agosto foi uma data histórica na Igreja de Goiânia. É que os membros da União dos Juristas Católicos (UNIJUC), da Arquidiocese, assumiram compromisso, diante de Deus e da Igreja e em comunhão com o arcebispo Dom Washington Cruz. De acordo com a carta - compromisso entregue a cada um, o grupo assumiu: “na fidelidade ao Evangelho e ao magistério supremo, atuar na consecução dos objetivos da UNIJUC, conforme consagrado em seus estatutos, e em especial na defesa e na proteção da vida humana, desde a concepção até a morte natural, sem exceções; na promoção da dignidade da pessoa humana, de seus direitos e deveres fundamentais; na defesa e na promoção da concepção cristã da família e da Doutrina Social da Igreja”. Após firmar o compromisso, os membros pediram coletivamente a graça de Deus, pela intercessão de Maria Santíssima e de Santo Ivo, seu patrono, para fielmente cumpri-lo.
Dom Levi Bonatto, bispo referencial para a UNIJUC, oficializou o grupo, destacando alguns trechos da novíssima Carta Pastoral do Dom Washington, “Creio em Deus Pai – meditação sobre o amor paterno de Deus”. Alguns trechos da carta enfatizam que Jesus dará nova lei que não oprime, mas que apresenta uma realidade positiva. “Essa é a aplicação da lei que devem praticar pontuou Dom Levi. Ele também destacou que o Sermão da Montanha (Mt 5,1-12) é o resumo de toda a lei de Jesus estabelecida para os homens, isto é, o caminho jurídico de Cristo.
A União dos Juristas Católicos tem como objetivo geral a integração entre os profissionais e acadêmicos que atuam no âmbito do Direito e da Justiça, favorecendo o testemunho coletivo da fé cristã e promovendo a inserção destes no processo de transformação social. Os princípios fé, caridade e justiça são os sustentáculos da UNIJUC, que usará seus conhecimentos e habilidades a favor do próximo.
Depoimentos
É com muita satisfação que eu recebi o convite e aceitei participar da UNIJUC. É uma iniciativa da Igreja que vejo com bons olhos, porque é nosso dever como católicos praticar a fé também profissionalmente, e nós estamos à disposição para defender a Igreja, se for necessário, e também praticar a caridade junto às pessoas que mais precisam.
Dr. Bruno de Bruno da Silveira (Advogado)
É uma iniciativa muito importante, porque os católicos têm o dever de se unir para fazer a diferença no mundo jurídico, no sentido de ajudar as pessoas menos favorecidas. Além de ser um grupo que tem como foco a busca de uma justiça plena amparada na Palavra de Deus, a UNIJUC terá também a caridade como ponta de lança de seus trabalhos. Priscila Ferreira (Bacharel em Direito)
É extremamente importante a Arquidiocese assumir uma iniciativa dessa envergadura, porque o nosso papel vai contemplar não só a Igreja, mas toda a sociedade goiana. As decisões tomadas envolverão interesses de todos, portanto, os projetos em que estaremos inseridos terão amplos benefícios que vão além dos católicos.
Dr. Victor Naves (Advogado)
Leia também
11/12/2024
Calendário Arquidiocesano 2025
10/12/2024
Papa cria 21 novos cardeais e os exorta a serem testemunhas da fraternidade e artesãos da comunhão
10/12/2024