Você está em:
15/06/2021
Série Sete Dons do Espírito Santo: Sabedoria
Ser sábio é ver tudo com os olhos de Deus

Os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus”. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 1831, esses dons “completam e levam à perfeição as virtudes de quem os recebe. Tornam os fiéis dóceis, na obediência pronta, às inspirações divinas”.
Hoje iniciamos uma série de sete capítulos sobre os dons do Espírito Santo. Nesta primeira matéria vamos aprofundar um pouco mais sobre o dom da sabedoria e entender como este dom atua na nossa vida.
O papa Francisco, em uma de suas catequeses no ano de 2014, que reflete sobre os dons do Espírito Santo, explicou que este dom não consiste apenas na sabedoria humana, mas sim, na graça de poder ver tudo com os olhos de Deus. “Na Bíblia narra-se que, no momento da sua coroação como rei de Israel, Salomão tinha pedido o dom da sapiência (cf. 1Rs 3,9). E a sapiência consiste precisamente nisto: é a graça de poder ver tudo com os olhos de Deus. É simplesmente isto: ver o mundo, as situações, as conjunturas e os problemas, tudo, com os olhos de Deus”.
Dom Washington Cruz, na sua carta pastoral “Creio no Espírito Santo: meditação sobre a vida no Espírito”, apresentou uma passagem bíblica para exemplificar o dom da sabedoria. “Com o dom da sabedoria o Espírito nos conduz a compreender ‘com todos os santos qual é a largura e o comprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que sejais plenificados com toda a plenitude de Deus’ (Ef 3,18-19)”.
O dom da sabedoria nos ajuda a entender a vontade de Deus e a compreender que ele sempre está nos guiando, conforme destaca o professor Felipe Aquino no livro Descerá sobre vós o Espírito Santo. Ele explica que “pelo dom da Sabedoria, o Espírito nos capacita a conhecer a Deus na intimidade e também nos leva a conhecer a Sua vontade. Faz-nos perceber a mão de Deus em nossa vida, guiando os nossos passos”.
Ao concluir a catequese sobre o dom da sabedoria, o Santo Padre diz: “Por isso, devemos pedir ao Senhor que nos conceda o Espírito Santo e nos confira a dádiva da sabedoria, daquela sapiência de Deus que nos ensina a ver com os olhos de Deus, a sentir com o Coração de Deus e a falar com as palavras de Deus. E assim, com esta sabedoria, vamos em frente, construamos a família, edifiquemos a Igreja santificando-nos a todos”.
Larissa Costa