Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. A arte que compõe as Igrejas

02/08/2021

A arte que compõe as Igrejas

Igreja Santíssimo Sacramento

A arte que compõe as Igrejas - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Continuando a nossa série, mostrando a beleza de nossas igrejas, vamos apresentar o painel da Igreja Santíssimo Sacramento, dedicada, no dia 28 de junho de 2021, pelo bispo auxiliar, Dom Levi Bonatto. Em entrevista, o bispo afirmou que o projeto original delineia a Igreja em formato de uma âmbula, um vaso sagrado usado pelos padres e ministros na distribuição da comunhão ou na guarda de Jesus no Sacrário.

 

O artista responsável pela obra, Silvio Morais, é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás, com especialização em Espaço Litúrgico e Arte Sacra pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, formado também em Arquitetura e Urbanismo. Entre suas várias obras, o artista destaca a pintura da Igreja do Padre Pelágio em Trindade, a Igreja Matriz, em Jaraguá de Goiás.

 

“Como o padroeiro é o próprio Cristo Eucarístico, eu fiz a proposta do Cristo repartindo o pão. O mistério é muito maior do que a gente pode descrever em uma simples pintura. Tanto as cores como a representação dos personagens eu utilizei a simplicidade do traçado, mas tudo isso é em função de buscar a beleza de Cristo, de representar a grandeza de Cristo”, afirma o artista.

Para entendermos melhor, o artista preparou uma descrição iconográfica

 

– Cristo: colocado ao centro dentro de um quadrado, representando os quatro pontos cardeais da terra e da Jerusalém Celeste. O arco invertido significa o céu na terra. Na faixa, a inscrição diz: “Eu sou o pão vivo descido dos céus.” Ao lado da cabeça de Cristo foi colocado a inscrição IC e XC, iniciais em latim e grego que representam o nome de Jesus Cristo.
 

– Estrelas: foram colocadas 12 estrelas, fazendo memória aos 12 apóstolos.
 

– Cálice: árvore da vida em formato de cálice.
 

– Cordeiro: representa Jesus que nos dá a vida. Do peito do Cordeiro jorra sangue e água, formando uma faixa que envolve toda a assembleia.
 

– Nossa Senhora: a imagem foi colocada do lado esquerdo com as inscrições MP e OY, que significa Mãe de Deus.
 

– São José: a imagem foi colocada do lado direito, escrito: S. Joseph.
 

– Vegetação: a vegetação de trigo representa o elemento usado na mistura do pão eucarístico, que é Cristo.
 

– Cores azul e dourado: o dourado representa o brilho do céu e toda a sua riqueza, em contraste com azul, que representa o céu terreno.

 

Gabriela Rodrigues

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar