Você está em:
07/06/2021
Série Oração do Cristão
Tantum ergo Sacramentum: Hino do Sacramento do Amor

Nessa última quinta-feira, celebramos a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi). Nela, faz-se memória da última Ceia, em que Cristo instituiu o Sacramento da Eucaristia para perpetuar o sacrifício redentor dado na cruz. Com essa grande celebração, testemunhamos a nossa fé na presença real e substancial de Cristo nas espécies eucarísticas.
A celebração de Corpus Christi é marcada também pela procissão e a bênção com o Santíssimo Sacramento. Ao final da procissão e antes da bênção entoa-se um hino eucarístico bastante conhecido, “Tão Sublime Sacramento” (Tantum ergo Sacramentum). Esse hino vem das duas últimas estrofes do Hino Eucarístico Pange Lingua, composto por São Tomás e é usado na Bênção do Santíssimo Sacramento.
Dessa forma, São Tomás de Aquino, no século XIII, por ocasião da instituição da Solenidade de Corpus Christi, compôs, a pedido do papa Urbano IV, o Hino Pange Lingua, dedicado a exaltar o mistério do Corpo e do Sangue de Cristo. Desde então, esse hino foi se popularizando e é cantado nas igrejas no mundo inteiro. É considerado o mais bonito dos hinos compostos pelo Aquinate e um dos sete grandes hinos da Igreja Católica.
Além do mais, uma indulgência parcial é concedida aos fiéis que o recitam e uma indulgência plenária é concedida àqueles que o recitam na Quinta-feira Santa ou em Corpus Christi.
Tão sublime Sacramento
adoremos neste altar,
pois o Antigo Testamento
deu ao Novo seu lugar.
Venha a fé por suplemento
os sentidos completar.
Ao eterno Pai cantemos
e a Jesus, o Salvador.
Ao Espírito exaltemos,
na Trindade eterno amor.
Ao Deus uno e trino demos
a alegria do louvor.
Amém.
Essas duas estrofes do Hino Pange Lingua expressam a riqueza, a simplicidade e a profundidade com que São Tomás de Aquino compôs esse hino. Na primeira estrofe, o autor expressa a dignidade do Sacramento da Eucaristia: “Tão Sublime Sacramento”, que, entre os Sacramentos, tem a primazia e a sublimidade e recebe a nossa adoração. Assim, ele continua na mesma estrofe dizendo que venerem prostrados o grande sacramento: a Antiga Lei dá lugar ao Novo Rito, do pão e vinho feitos Corpo e Sangue. E conclui com a afirmação de que a fé suplementa o que falta aos nossos sentidos humanos, demonstrando que o mistério eucarístico está além de nosso sentidos e capacidades humanas. Por isso, a fé é necessária para se adorar esse “tão sublime Sacramento”.
Na segunda estrofe faz-se a exaltação da Santíssima Trindade, mistério central de nossa fé e da vida cristã. Por esse mistério central compreende-se o mistério eucarístico, ao adorarmos ao Santíssimo Sacramento no Altar, estamos adorando ao Deus Uno e Trino. Com esse Hino compreende-se que São Tomás de Aquino quis nos apresentar uma das verdades da nossa fé, que é o Santíssimo Sacramento, em que adoramos ao Deus Uno e Trino e que, nas espécies eucarísticas, veneramos a presença real e substancial de Jesus, em seu corpo, sangue, alma e divindade.
Portanto, peçamos a Deus o dom da fé e que saibamos adorar ao Santíssimo Sacramento como deve verdadeiramente ser adorado. Que neste “tão Sublime Sacramento” contemplemos o Sacramento do Amor, que é a Santa Eucaristia, e o adoremos no Santo Altar do Sacrífico, em que se realiza e se atualiza a Nova e Eterna Aliança de Amor selada com o sangue do Cordeiro, Cristo Jesus.
Graças e louvores se deem a todo momento. Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!
Pe. Diêmersom Bento de Araújo
Confira aqui as orações anteriores:
1º - Pai Nosso, a oração do senhor
2º- Ave-Maria, a oração de exultação e súplica
3º - Salve Rainha: a oração de quem confia sua vida à proteção da Virgem Maria
4º - Eu creio: a profissão de fé cristã
5º - Santo Anjo do Senhor, companheiro de todo tempo
6º - “À vossa proteção”: a oração mariana mais antiga
7º - “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz” A oração simples
8º - Como “coisa e propriedade” Vossa!
9º - Pelo sinal da Santa Cruz: Livra-nos do mal
10º - Ave Regina Caelorum: Oração, poesia e canção
11º - Ato de Contrição: Dor da alma e abominação do pecado
12º -Tão Sublime Sacramento: libertando o cristão da escravidão do pecado
13º - A oração do Regina Caeli
14º- Oração a São José dormindo
15º- Se Tu Queres, Jesus, Eu Também Quero”: “A oração que se tornou um ideal de vida”