4. Série Oração do Cristão

Série Oração do Cristão

Santa Cruz de Jesus Cristo: lenho da salvação

Série Oração do Cristão - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

“A cruz, sinal do mais terrível entre os suplícios, é, para o cristão, a árvore da vida, o tálamo, o trono, o altar da nova aliança. De Cristo, novo Adão adormecido na cruz, jorrou o admirável sacramento de toda a Igreja.

A cruz é o sinal do senhorio de Cristo sobre os que no Batismo são configurados a ele na morte e na glória (cf. Rm 6,5)” (Missal Romano Exaltação da Santa Cruz, p. 655).

Dessa forma, a Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo assume em nossa vida cristã um significado totalmente novo, um sinal de vitória e redenção. Assim diz o prefácio da Festa da Exaltação da Santa Cruz: “Pusestes no lenho da Cruz a salvação da humanidade, para que a vida ressurgisse de onde a morte viera. E o que vencera na árvore do paraíso, na árvore da Cruz fosse vencido” (MR, p. 656-657).

Deus Todo Poderoso, que sofrestes a morte sobre a madeira sagrada por todos os nossos pecados, sede comigo.

Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de nós.

Santa Cruz de Jesus Cristo, sede a minha esperança.

Santa Cruz de Jesus Cristo, afastai de mim todas as armas cortantes.

Santa Cruz de Jesus Cristo, derramai sobre mim todo o bem.

Santa Cruz de Jesus Cristo, desviai de mim todo o mal.

Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que eu siga o caminho da salvação.

Santa Cruz de Jesus Cristo, livrai-me dos incidentes corporais e temporais.

Santa Cruz de Jesus Cristo, eu vos adoro para sempre.

Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que os espíritos malignos e invisíveis se afastem de mim, conduzindo-me Jesus à vida eterna. Amém.

Por todos os séculos dos séculos.

Compreendido brevemente o mistério da Santa Cruz, apresento uma oração a Santa Cruz de Jesus Cristo. Essa oração, segundo conta a tradição, foi encontrada sobre o túmulo de Jesus Cristo em 1535, enviada pelo papa Paulo III ao Imperador Carlo V, quando partiu para combater os turcos.

Aquele que a ler ou a trouxer consigo não morrerá subitamente, não se afogará, nem se queimará. Ninguém poderá matá-lo, não será vencido em batalhas e não cairá em mãos de seus inimigos.

Quando uma pessoa estiver para dar à luz, se ouvir, ler ou a trouxer consigo, ficará livre de perigos ou ficará terna. Quando a criança estiver crescida, com essa oração a seu lado, ficará livre de perigos e se livrará de acidentes. Quem a trouxer consigo, ficará livre de epilepsia e, se na rua vir uma pessoa atacada desse mal, coloque essa oração a seu lado e contente se livrará desse mal.

Aquele que a escrever será abençoado. Aquele que zombar dela fará penitência. Se guardar em casa, ficará livre de raios. Quem a ler diariamente será prevenido três dias antes da hora de sua passagem por um sinal divino.

Portanto, essa oração deve ser rezada com fé católica e não com superstição, pensando que ela possui algum efeito mágico. Ela consiste em crer verdadeiramente no poder redentor de Cristo na cruz e confiar na ação do Espírito Santo que nos guia e nos defende das forças do mal. Por isso, “a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou” (MR, antífona de entrada – Festa da Exaltação da Santa Cruz, p. 656).

Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que eu siga o caminho da salvação!

Pe. Diêmersom Bento