Você está em:
06/04/2023
Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor
Leitura Orante

“Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos” (Sl 117, 24).
Cristo ressuscitou verdadeiramente, aleluia, aleluia, aleluia. Interpelados por esta certeza e movidos por tremenda alegria, a Igreja canta com todo fervor: “Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos” (Sl 117,24). Somos convidados neste dia a celebrar com júbilo a Páscoa do Senhor, a ressurreição, porque Cristo é a nossa alegria, nossa salvação, esperança e salvação. Como narra à sequência desta solenidade: “Cantai, cristãos, afinal: Salve, ó vítima pascal! Cordeiro inocente, o Cristo abriu-nos do Pai o aprisco”.
“Viu as faixas de linho por terra” (Jo 20,5), Jesus ressuscitou. Esta é a mensagem que ouvimos, recebemos e comungamos. Devemos anunciá-la quer com palavras quer com ações quer com nossa própria vida. Por conseguinte, assim como Maria Madalena, Pedro e os outros discípulos deram testemunho de Cristo, de igual modo, cabe a nós fazermos o mesmo “... pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos” (At 10,42).
Após termos experimentado o retiro quaresmal, praticado os exercícios quaresmais, buscado a conversão e a salvação, o salmista convida-nos a cantarmos em único coro: “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom. Eterna é a sua misericórdia... a pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se a pedra angular” (Sl 117, 1.22).
Amados irmãos em Cristo Jesus, “esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestre” (Cl 3,1-2), aleluia, aleluia, aleluia.
Texto para a oração: Jo 20, 1-9
Passos para a leitura orante:
- 1. Ambiente de oração: se coloque numa posição cômoda em um local agradável. Silencie-se e invoque o auxílio do Espírito Santo.
- 2. Leitura atenta da Palavra: leia o texto mais de uma vez, se familiarize com as palavras e se insira no relato bíblico.
- 3. Meditação: leia as leituras do dia e deixe que a Sagrada Escritura se comunique com a própria Palavra de Deus. Ela é viva e eficaz, tem um objetivo específico na sua vida. A Palavra de Deus hoje se cumpriu na sua vida. Deixe que Deus fale com Suas Palavras e apenas escute.
- 4. Contemplação: a Palavra hoje se cumpriu na sua vida, contemple a pessoa de Jesus que é a própria Palavra que agora você lê.
- 5. Oração: a palavra está contigo agora, favoreça um momento para “ruminar” o Evangelho, reze com as palavras que ficaram em seu coração, deixe o Espírito Santo falar por você. Se possível, escreva os frutos dessa oração.
- 6. Ação: a Palavra não volta para Deus sem produzir os efeitos que viera fazer: é hora de agir e interpelar-se sobre as atitudes que Jesus quer de você hoje. Jesus Cristo te mostrará as ações concretas que deves realizar depois de um intenso momento de oração.
Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor, Ano A – Liturgia da Palavra: At 10,34ª.37-43; Sl 117,1-2.16ab-17.22-23; Cl 3,1-4; Jo 20, 1-9.
José Eldo Santos das Neves
(Seminarista da diocese de Bom Jesus da Lapa)
Seminário Maior Interdiocesano S. J. M. Vianney