Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Consagração no Ordo Virginum

10/12/2024

Consagração no Ordo Virginum

Consagração no Ordo Virginum - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na manhã do último domingo, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, 4 mulheres foram consagradas no Ordo Virginum pelo Solene Rito de Consagração das Virgens pelas mãos de Dom João Justino, Arcebispo Metropolitano de Goiânia. A consagração aconteceu na Paróquia Universitária São João Evangelista, em Goiânia.

 

 

Foram consagradas: 

Leilaine Souza Gundim
"Eu sou a Videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." Jo 15, 5

 

Maria dos Anjos Santos 
"Eis-me aqui ó Deus, para fazer a tua vontade." Hb 10, 7

 

Patrícia Fernandes Melo Alves 
"Mostra-me, Senhor, os teus caminhos." Sl 25 (24), 4 

 

Valéria Souza Amorim
"Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto." Jo 15, 16-17

 


Histórico 

A Ordem das Virgens é a mais antiga forma de vida consagrada na Igreja, restaurada pelo Concílio Vaticano II, e passou a existir em nossa Arquidiocese a partir da primeira consagração realizada em 2021, na festa de Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho.


As consagradas da Ordem das Virgens são aquelas mulheres que emitem um propósito público de virgindade consagrada diante do bispo diocesano e, assim, são “misticamente desposadas com Cristo Filho de Deus e dedicadas ao serviço da Igreja” (CIC 604, §1).


O carisma da virgindade, que se desposa em aliança nupcial com Cristo, diferente de outras formas de consagração, não faz votos dentro de uma comunidade, mas fica ligada à Arquidiocese e exerce sua missão e se mantém através de seu trabalho. No meio do mundo, com seus dons tão diversos, as consagradas testemunham a natureza sobrenatural da Igreja com a própria vida, sendo memória presente de nossa salvação e sinal escatológico da vida eterna.

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar