Você está em:
26/02/2019
Aniversário do Seminário São João Maria Vianney
36 anos formando sacerdotes na Província Eclesiástica de Goiânia

No último dia 23, foi celebrada uma missa em Ação de Graças pelos 36 anos de fundação do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia. Presidiu a celebração o bispo de Jataí, Dom Nélio Zortea que, na ocasião, admitiu dois seminaristas Fabricio Bessa, da Diocese de Itumbiara, e Eulrieris Ramos, da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, como candidatos às Ordens Sacras. Durante a homilia, Dom Nélio ressaltou a importância do seminário na formação dos futuros presbíteros do Regional Centro-Oeste da CNBB.
O Seminário foi fundado, em 1983, por alguns bispos do regional que possuíam o desejo de unificar a formação de seus presbíteros. Hoje, seis dioceses compõem o Seminário: Dioceses de Jataí, Itumbiara, Ipameri, Rubiataba-Mozarlândia, Barreiras (BA) e a Arquidiocese de Goiânia. Os bispos compõem a diretoria juntamente com os formadores. Durante a celebração dos 36 anos, os seminaristas tiveram a oportunidade de fazer memória dos períodos, por meio de uma exposição montada pelos próprios seminaristas.
O Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney conta hoje com 50 seminaristas e tem como reitor o padre Dilmo Franco de Campos.