Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. 2ª feira da 21ª semana do Tempo Comum

26/08/2024

2ª feira da 21ª semana do Tempo Comum

2ª feira da 21ª semana do Tempo Comum - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Minha cara irmã, meu caro irmão, iniciamos a vigésima primeira semana do tempo comum lendo trechos da segunda carta de São Paulo aos Tessalonicenses. Trata-se de uma breve carta na qual o autor destaca a importância da vigilante e paciente espera do Senhor. Permeia a carta um tom exortativo a manter a paciência diante das perseguições certos na fé de que o Senhor é fiel às suas promessas.

 

O texto de hoje é tomado do primeiro capítulo. Os dois primeiros versículos expressam a saudação do apóstolo. Percebe-se a ênfase, da parte do autor da carta, na ação do Pai e de Jesus Cristo. Assim, preste atenção: “Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses reunida em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.” Logo, em seguida, São Paulo agradece o que há de bom na comunidade eclesial com destaque para o progresso na fé e na caridade.

 

A fé se expressa na adesão à Jesus Cristo e na proclamação dele como Senhor. A caridade se refere aos irmãos, especialmente os membros da comunidade. Confirme comigo o que diz o apóstolo: “Devemos agradecer sempre por vós, irmãos, com toda justiça, porque progredis sempre mais na fé e porque aumenta a caridade que tendes uns para com os outros”. Do mesmo modo o apóstolo agradece a perseverança diante das perseguições e sofrimentos. A perseverança nas tribulações é um fruto maduro da fé. Pois só a fé permite compreender e acolher o sofrimento como uma experiência que tem valor diante de Deus. Assim, como o Pai acolheu a entrega de seu Filho na cruz e agiu ressuscitando-o, também o Pai acompanha o sofrimento dos discípulos de seu Filho e agirá para fazer vencer o amor e a misericórdia. Ouça novamente:

 

“Assim, nos gloriamos nas igrejas de Deus por causa da vossa perseverança e da vossa fé em todas as perseguições e sofrimentos que suportais. Estes constituem um sinal do justo juízo de Deus, pois servem para serdes julgados dignos do reino de Deus, pelo qual também estais sofrendo”. São Paulo, ainda, suplica a Deus que torne os fiéis dignos da vocação para que seu nome seja glorificado. A glorificação do nome do Senhor também se dá pela maturidade da comunidade que vive de modo concreto a fé, a esperança e a caridade. Vamos ao texto mais uma vez:

 

“Que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação. Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa a vossa fé. Assim o nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós nele, em virtude da graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo”. Viver de modo digno a vocação que recebemos. Como você tem vivido sua vocação?

 

+ Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar