2. Arquidiocese
  4. Santa Rosa de Lima, Virgem, Padroeira da América Latina, Festa

23/08/2024

Santa Rosa de Lima, Virgem, Padroeira da América Latina, Festa

Santa Rosa de Lima, Virgem, Padroeira da América Latina, Festa - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

6ª feira da 20ª semana do Tempo Comum.

Prezada irmã, prezado irmão. A Igreja celebra no dia 23 de agosto a festa de Santa Rosa de Lima, virgem, padroeira da América Latina. Quem foi Santa Rosa de Lima? Falecida em agosto de 1617, Rosa de Lima foi canonizada em 1671 pelo Papa Clemente X. Primeira santa do continente americano, recebeu o título de patrona principal da América, das Filias e das índias Ocidentais. Seu nome era Isabel Flores y de Oliva. Nasceu em Lima, no Peru. Seus pais eram espanhóis.

Recebeu logo o apelido de Rosa, por ser considerada muito bela. Aos vinte anos tornou-se membro da ordem terceira dominicana, vestindo seu hábito em 1606. Passou, então, a viver num eremitério construído no fundo do jardim de sua casa, onde dedicou-se a severas penitências acompanhadas de incompreensões e de diversas enfermidades. Foi muito atenta às necessidades dos mais pobres, vivendo intensamente uma espiritualidade com traços marianos, eucarísticos e penitenciais. Os escritos de Santa Catarina de Sena tornaram-se uma inspiração para a experiência mística de Santa Rosa de Lima que faleceu aos 31 anos repetindo: “Jesus, Jesus, fica comigo”.

Para missa de hoje há leituras e orações próprias. A primeira leitura é tomada da segunda Carta de São Paulo aos Coríntios. Nos versículos escolhidos, o apóstolo Paulo faz uma indicação preciosa para o caminho da santidade. Ele diz assim: “Irmãos, quem se gloria, glorie-se no Senhor. Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo”. Tais palavras nos fazem recordar as insistentes referências do Papa Francisco ao risco da autorreferencialidade, isto é, há pessoas que vivem voltadas apenas para si mesmas. Colocam-se como centro do mundo e das relações e buscam uma glória neste mundo que as faz insensíveis às outras pessoas.

“Gloriar-se no Senhor é gloriar-se por ter Deus como Senhor”. Aqui o Apóstolo inspira-se na palavra do profeta Jeremias que escreveu: “Assim diz o Senhor: não se glorie o sábio de seu saber, não se glorie o soldado de sua força, n]ao se glorie o rico de sua riqueza; quem quiser gloriar-se glorie disto: de conhecer e compreender de que eu sou o Senhor”. Sem dúvida estas palavras foram bem compreendidas por Santa Rosa de Lima. Ela soube especialmente não gloriar-se de si mesma, mas esvaziou-se de toda honra e glória para viver na simplicidade, na pobreza, na penitência, buscando o serviço do Senhor especialmente presente nos mais pobres.

Que o Senhor nos dê a graça de imitar o exemplo de Santa Rosa de Lima, dedicando a vida a Ele e aos seus ensinamentos, assim como reza a Igreja: “Ó Deus, inspirastes Santa Rosa de Lima, inflamada por vosso amor, a deixar as coisas do mundo e dedicar-se inteiramente a vós, em austera penitência; concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e saborear no céu as alegrias eternas”.

+ Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo Metropolitano de Goiânia