No sábado, 22 fevereiro, na celebração do Jubileu da Esperança, aconteceu a ordenação episcopal do então Monsenhor José Roberto dos Reis, na Catedral de São Luiz Gonzaga, em São Luís de Montes Belos-GO.
José Roberto dos Reis, da Congregação Passionista, nomeado no sábado, 21 de dezembro de 2024, é o primeiro filho da diocese de São Luís de Montes Belos a ser chamado para o episcopado. Ele irá exercer seu ministério como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia.
Os bispos ordenantes dessa celebração foram o Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, Dom Washington Cruz, Arcebispo Emérito de Goiânia e Dom Lindomar Rocha Mota, Bispo da Diocese de São Luís de Montes Belos.
A Paixão de Cristo nos uniu
O lema escolhido por Monsenhor José Roberto, "Passio Christi in Cordibus" (A Paixão de Cristo nos corações), é uma expressão profunda do seu compromisso com Cristo crucificado, cuja paixão deve ser vivida e testemunhada no coração de todo pastor, especialmente naquele que assume a responsabilidade de guiar o rebanho com amor e dedicação.
Rito de Ordenação
O rito começa com a invocação do Espírito Santo, pedindo que Ele derrame sua graça sobre o novo bispo e o fortaleça para a missão que está prestes a assumir. Em seguida, ocorre a imposição das mãos, um gesto tradicional que simboliza a transmissão do poder e da autoridade episcopal. Este gesto é seguido pela oração consecratória, na qual o Bispo principal invoca a graça do Espírito Santo, pedindo a Ele que santifique e consagre o novo bispo para a missão de ser Pastor e guia de sua comunidade.
A unção com o óleo santo, que se segue, é um sinal da autoridade espiritual recebida e da unção especial que o torna um membro pleno do colégio dos bispos. Após isso, ocorre a entrega do Evangeliário, símbolo do compromisso de ser pregador da Palavra de Deus, e do Anel episcopal, que representa sua união com a Igreja e o vínculo com a comunidade cristã.
Em seguida, o novo bispo recebe a Mitra, símbolo da autoridade episcopal, que o chama a estar sempre preparado para a santidade e a vigilância. Por fim, a entrega do Báculo pastoral confirma sua responsabilidade de cuidar do rebanho com sabedoria e zelo, guiando-os pelos caminhos da fé e da verdade.
Biografia e trajetória eclesial
Monsenhor José Roberto dos Reis nasceu no dia 22 de abril de 1977, na cidade de São Luís de Montes Belos (GO). Ingressou na casa de formação dos Religiosos Passionistas, em Goiânia (GO), no dia 17 de fevereiro de 1997, já cursando licenciatura em Filosofia, UCG/IFITEG, concluída em 1998. Fez seu ano canônico de noviciado na casa de formação Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Colombo (PR), no ano de 1999. Fez sua primeira profissão religiosa no dia 15 de janeiro de 2000, em São Luís de Montes Belos (GO) e profissão perpétua em Goiânia (GO) no dia 08 de fevereiro de 2003. Neste mesmo ano concluiu o bacharelado em Teologia, UCG/IFITEG. Sua ordenação presbiteral foi no dia 07 de dezembro de 2003, em Adelândia (GO).
De janeiro de 2004 a julho de 2010 foi formador dos postulantes e vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Goiânia (GO). De 2005 a 2009 foi coordenador da equipe de formadores da Família Passionista do Brasil. De julho de 2010 a fevereiro de 2013 exerceu o ofício de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, na cidade de Iporá (GO).
Em outubro de 2012, foi eleito superior regional dos passionistas no Estado de Goiás, função que exerceu até abril de 2014. De 2014 a 2017 foi mestre dos noviços na casa religiosa passionista em Ponta Grossa (PR). Em 2018, foi formador dos postulantes e vigário paroquial na Paróquia de Santa Maria Goreti em Cariacica (ES). De 2018 a 2022, exerceu a função de primeiro consultor da Província da Exaltação da Santa Cruz. De novembro de 2021 a julho de 2023 coordenou a equipe de formadores da Família Passionista do Brasil.
De 2019 até o presente momento exerce a função de mestre dos noviços e vigário paroquial da Paróquia Santa Cruz, em São Luís de Montes Belos (GO). É membro do conselho presbiteral da diocese de São Luís de Montes Belos desde novembro de 2022. E no dia 4 de dezembro de 2024, foi eleito Coordenador da Família Passionista do Brasil.