Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. Terça-feira da 32º Semana do Tempo Comum

12/11/2024

Terça-feira da 32º Semana do Tempo Comum

Terça-feira da 32º Semana do Tempo Comum - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Minha cara irmã, meu caro irmão. Mais um texto da Carta de São Paulo a Tito nos é oferecido hoje pela liturgia. Na Carta a Tito, o autor oferece instruções práticas para a organização e vida das comunidades cristãs em Creta. No capítulo 2, ele enfatiza a necessidade de ensinar uma conduta cristã coerente com a sã doutrina. A carta destaca a importância do comportamento moral adequado, especialmente entre diferentes grupos dentro da comunidade, e reflete a centralidade da graça de Deus na transformação da vida cristã.

 

No texto de hoje, o autor orienta Tito a ensinar o que está de acordo com a “sã doutrina”, isto é, uma vida que reflete os valores do Evangelho. Ele especifica que os idosos devem ser sóbrios, dignos e sensatos, exemplificando a fé, o amor e a perseverança (v. 2). As idosas devem ser reverentes em sua conduta, servindo de exemplo para as mulheres mais jovens, instruindo-as a amarem suas famílias e a serem autossuficientes (vv. 3-5).

 

Da mesma forma, os jovens são exortados à sensatez, e Tito deve ser um modelo de boas obras, integridade e seriedade no ensino (vv. 6-7). A ênfase aqui é que o comportamento dos crentes deve ser exemplar e em conformidade com o Evangelho, para que a mensagem cristã não seja desacreditada. Nos versículos 11-14, o autor articula a base teológica dessas instruções, isto é, a graça de Deus que se manifestou “para a salvação de todos os homens”. Essa graça não apenas oferece salvação, mas ensina os cristãos a renunciarem à impiedade e aos desejos mundanos, vivendo de maneira sóbria, justa e piedosa (v. 12).

 

A expectativa da “bem-aventurada esperança”, ou seja, a segunda vinda de Cristo, motiva os crentes a uma vida santa. Cristo, que se entregou para nos redimir de toda iniquidade e purificar para si um povo zeloso de boas obras (v. 14), é o fundamento de toda transformação moral. A vida cristã é, portanto, uma resposta ao sacrifício de Cristo e à graça divina que capacita os crentes a viverem de forma coerente com essa nova identidade.

 

Em conclusão, o texto de hoje, Tito 2,1-8.11-14, sintetiza a compreensão sobre a vida cristã coerente com o Evangelho, em que a sã doutrina e o comportamento ético se integram. A conduta moral exemplar de cada grupo dentro da comunidade reflete a obra da graça de Deus, que transforma vidas e molda a comunidade em um povo dedicado às boas obras, à espera da manifestação final de Cristo. Assim, o autor mostra que a vida cristã é uma resposta à graça salvadora e transformadora de Deus, que nos capacita a viver de maneira piedosa neste mundo.

 

 

+ Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar