4. O dízimo na comunidade de fé

05/12/2023

O dízimo na comunidade de fé

Arquidiocese promove encontro de formação sobre o Documento 106 da CNBB.

O dízimo na comunidade de fé - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Aconteceu no sábado, dia 2 de dezembro, na Cidade da Comunhão, o Encontro de Formação para Agentes da Pastoral do Dízimo. O encontro foi pensado a partir das necessidades que surgiram na reunião que aconteceu com os coordenadores da Pastoral do Dízimo em junho deste ano. De acordo com o padre Maximiliano Costa, Vigário Episcopal do Vicariato para a Evangelização, o objetivo da formação foi “fomentar, animar e mobilizar os agentes da pastoral na sua missão, proporcionar conhecimento do Documento 106 da CNBB e partilhar as realidades da pastoral dentro da Arquidiocese de Goiânia”.

O padre Rodolfo Chagas, assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, foi o responsável por tratar o tema sobre o estudo do Documento 106 “O dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas”. O assessor iniciou a formação refletindo sobre o conceito do dízimo, que é uma contribuição motivada pela fé. “O dízimo está relacionado com a experiência de Deus e com o amor fraterno; É um compromisso moral dos fiéis com a Igreja; É fixado de acordo com a consciência retamente formada; É sistemático e periódico”.

Após a contextualização do significado do dízimo na Sagrada Escritura, o padre explicou sobre os seus fundamentos, conforme o Documento 106:

Expressão de fé: o dízimo “está relacionado com a experiência de Deus, que por amor, entregou seu Filho por nós e por todo o mundo”. Ele também “está relacionado com o amor fraterno, pois manifesta a amizade que circula entre os membros da comunidade”.

Opção consciente: “a contribuição com o dízimo nasce de uma decisão pessoal que exprime a pertença efetiva à Igreja vivida em uma comunidade concreta”.

Quantia generosa: “o apóstolo Paulo ensina: ‘Cada um dê conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois Deus ama quem dá com alegria’”.

Estabilidade: “a contribuição com o dízimo é sistemática. Isso significa que ela é estável, assumida de modo permanente”.

Periodicidade: a contribuição pode “ser mensal ou estar ligada às colheitas ou à venda de produtos, sendo realizada na ocasião em que se recebe o salário ou outros tipos de ganho”.

O dízimo também está dividido em quatro dimensões: religiosa, eclesial, missionária e caritativa. A primeira dimensão do dízimo é a religiosa: “tem a ver com a relação do cristão com Deus. Contribuindo com parte de seus bens, o fiel cultiva e aprofunda sua relação com aquele de quem provém tudo o que ele é e tudo o que ele tem, e expressa, na gratidão, sua fé e sua conversão”. Segundo o padre Rodolfo, nessa dimensão o dízimo evangeliza “através de tudo que diz respeito à adoração, ao louvor, ao perdão e à prece, especialmente por meio da liturgia”.

Na dimensão eclesial “o fiel vivencia sua consciência de ser membro da Igreja, pela qual é corresponsável, contribuindo para que a comunidade disponha do necessário para realizar o culto divino e para desenvolver sua missão”. Os recursos destinados a esta dimensão “são usados para a manutenção de toda a estrutura da Igreja: ambiente limpo e iluminado, alfaias e objetos litúrgicos, água e luz, material de escritório e limpeza, colaboradores da secretaria paroquial, templo, capelas e casa paroquial, despesas com pastorais e centro catequético, carro para a pastoral, reformas e construções”.

Na dimensão missionária “o fiel, corresponsável por sua comunidade, toma consciência de que há muitas comunidades que não conseguem prover suas necessidades com os próprios recursos e que precisam da colaboração de outras”. Nessa dimensão “o dízimo permite a partilha de recursos entre as paróquias de uma mesma Igreja particular e entre as Igrejas particulares”.

O dízimo também tem uma dimensão caritativa, “que se manifesta no cuidado com os pobres, por parte da comunidade”. Os recursos destinados a esta dimensão são destinados a “famílias carentes, alimentos, roupas, remédios, asilos, creches, hospitais, entidades que cuidam dos dependentes e de projetos de promoção humana”.

Na segunda parte do encontro os participantes assistiram dois testemunhos e puderam fazer perguntas para o assessor da formação. Em seguida, foi apresentada a Equipe Arquidiocesana para a Promoção do Dízimo, que será responsável por assessorar as paróquias em suas necessidades.

Larissa Costa