4. Encontro Arquidiocesano de Diáconos Permanentes e Ministros da Palavra

30/09/2024

Encontro Arquidiocesano de Diáconos Permanentes e Ministros da Palavra

Encontro Arquidiocesano de Diáconos Permanentes e Ministros da Palavra - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na manhã de sábado, 28 de setembro, o Setor Liturgia de nossa Arquidiocese promoveu o Encontro Arquidiocesano de Diáconos Permanentes e Ministros da Palavra. O encontro, que teve a assessoria do padre Valdeir Neves, foi realizado na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Parque Atheneu, em Goiânia.

A formação foi dividida em duas etapas. No primeiro momento, padre Valdeir se dedicou à formação teológica básica dos participantes no aspecto eclesiológico e no aspecto batismal.

Padre Valdeir também destacou alguns livros que auxiliam na qualificação dos Diáconos Permanentes e Ministros da Palavra. Como, por exemplo, a Encíclica do Papa Francisco, Sacrosanctum Concilium, como uma referência universal. Da Igreja no Brasil, o padre recomendou os documentos 52, 108 e 111. E também o Guia Litúrgico Pastoral. Na Arquidiocese de Goiânia, o padre destacou o folheto litúrgico – Comunhão e Participação como normativa da Arquidiocese de Goiânia, assim como o documento “A liturgia – documento pós-sinodal parte III.

O segundo momento de formação foi de profunda oração e aprendizado, pois os participantes puderam tirar dúvidas na preparação da liturgia.

Fotos: Rudger Remígio