4. Mostra Bíblico-Catequética traz nova perspectiva sobre a Bíblia na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

02/10/2024

Mostra Bíblico-Catequética traz nova perspectiva sobre a Bíblia na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Goiânia, realizou no dia 29 de setembro, uma Mostra Bíblico-Catequética, com o tema “A Bíblia é carta de amor de Deus dirigida a nós!”. O evento, que faz parte do projeto de catequese da paróquia, buscou trazer aos paroquianos uma nova forma de interação com a Palavra de Deus, unindo arte, conhecimento e espiritualidade. Cada espaço foi cuidadosamente decorado para proporcionar uma experiência imersiva, utilizando painéis, figuras bíblicas, traduções da Sagrada Escritura, objetos e representações artísticas dos principais momentos da história da salvação.

Segundo o padre Welinton Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a mostra foi idealizada para proporcionar uma catequese visual e interativa, fazendo com que os fiéis não apenas leiam a Bíblia, mas também a vivam. "A Bíblia é a fonte da nossa fé. Queremos que nossos paroquianos se sintam conectados com a Palavra de Deus de uma maneira mais próxima e tocante", afirmou.

Além da exposição, o evento contou com dinâmicas e apresentações de músicas. Na ocasião, as catequistas ajudaram na contextualização e explicaram temas importantes da Bíblia. “A catequese não é apenas para crianças em preparação para a Primeira Comunhão ou Crisma. Todos somos chamados a crescer no conhecimento da Palavra de Deus”, destacou a coordenadora da catequese, Katia Resende.

Os catequizandos deram um toque criativo ao evento

Os trabalhos foram produzidos pelos catequizandos da Matriz e das comunidades: Nossa Senhora do Caminho, São João XXIII e Santa Luzia. A criatividade não teve limites, desde cartazes, maquetes até colagens e histórias em quadrinhos, tendo como base os textos bíblicos que mais tocaram ao longo do período da catequese, evidenciando o amor de Deus pela humanidade.

A comunidade Nossa Senhora do Caminho, por exemplo, organizou uma exposição de textos bíblicos que abordam o Amor de Deus e uma apresentação detalhada sobre a vida e obra de São Jerônimo, o tradutor da Bíblia para o latim e patrono dos estudos bíblicos.

A turma dos pequeninos da Evangelização Infantil montou um jogo lúdico, chamado de caminho bíblico, que nos leva ao coração de Jesus. Já a Turma de Eucaristia I trouxe um quadro de Jesus batendo à porta, com vários cartões em formato de coração, com mensagens dos catequizandos em seu interior, representando os ensinamentos por eles interiorizados.

Já a comunidade Santa Luzia focou nas alianças divinas ao longo da história bíblica, mostrando como Deus sempre se manteve próximo do seu povo. Além disso, essa mesma comunidade apresentou uma análise das formas de comunicação de Deus com a humanidade, como narradas ao longo das Escrituras, desde profecias até aparições.

A comunidade São João XXIII destacou a diferença entre a Bíblia Católica e Evangélica, um tema que despertou grande curiosidade entre os visitantes. Além disso, essa comunidade montou uma estante que organiza todos os livros do Antigo Testamento, tornando mais acessível à compreensão da estrutura da Bíblia. Trouxe também maquete da Arca de Noé, do milagre da pescaria (onde cada peixinho trazia o nome de um catequizando da turma), da arca da aliança, do milagre da transformação da água em vinho nas Bodas de Caná e uma estante de mensagens organizadas pelos crismandos sobre as passagens bíblicas mais importantes em sua vida.

O ponto central da mostra foi montado pela Matriz, responsável por expor diversas edições da Bíblia, em diferentes idiomas e traduções, divulgando a diversidade e universalidade da Palavra de Deus, material gentilmente cedido pelo Prof. Valmor da Silva, vice-coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás, e Prof. Narcélio Ferreira de Lima, da Escola de Formação Paroquial Santo Afonso.

Exibiu também uma "Árvore do Novo Testamento", com cada galho representando um autor bíblico, reforçando a riqueza literária e teológica dessa parte das Escrituras, que trouxe nas raízes o Antigo Testamento, trabalho rico em detalhes e conhecimento, elaborado pela turma de Crisma I. Bem como um estudo sobre os profetas menores e maiores da Bíblia, estudo efetuado pela turma de Crisma II.

Outro destaque foi o estudo do Livro de Ezequiel, realizado pela Turma de Adultos da comunidade São João XXIII, que se dedicaram ao texto base de 2024, representando os debates profundos e reflexões significativas sobre a mensagem deste profeta, realizado nos encontros, representado na mostra em forma de cartaz. Bem como um espaço sobre Jesus Bom Pastor, trazido pela comunidade matriz, com totem de Jesus com uma ovelha nas costas, com ovelhas feitas de material reciclável (pet) e algodão, muito realista.

A Mostra também teve exposição de fotos enviadas pelas famílias da paróquia, que mostraram a Bíblia em suas casas, revelando o lugar de honra que o livro sagrado ocupa no dia a dia de cada família.

O evento, que uniu conhecimento, fé e arte, foi um verdadeiro sucesso, consolidando o compromisso da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes com o estudo das Escrituras e a vivência cristã. A participação ativa    de todas as comunidades fortaleceu ainda mais os laços entre os fiéis e a importância da catequese na formação espiritual.

Ao final da Mostra, o sentimento de gratidão e alegria era visível entre os participantes, que saíram renovados e inspirados a continuar aprofundando-se na Palavra de Deus. “Esperamos continuar promovendo    atividades que aproximem cada vez mais nossos paroquianos da Palavra de Deus, seja por meio de eventos como esse, seja em nosso dia a dia de formação, celebrações e reflexão”, concluiu padre Welinton.

Texto: Katia Rezende e Padre Welinton Silva / com adaptações

Fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes