4. NOTA SOBRE O DIA DO NASCITURO

NOTA SOBRE O DIA DO NASCITURO

8 de outubro de 2024

NOTA SOBRE O DIA DO NASCITURO - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por ocasião do Dia do Nascituro, no dia 08 de outubro, reafirma o compromisso na defesa da vida humana desde a concepção até a morte natural.

Estamos vivenciando a Semana Nacional da Vida 2024, que neste ano, teve como tema: “Idosos, memória viva da nossa história” e o lema “Na velhice darão frutos” (Salmos 92, 15). Portanto, neste Dia do Nascituro, voltamos novamente o olhar cuidadoso para aqueles que ainda não nasceram, celebramos e renovamos nosso compromisso com a cultura da vida, inspirada no Evangelho de Jesus Cristo, em todas as etapas, como nos recorda o Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, “Um ser humano é sempre sagrado e inviolável, em qualquer situação e em cada etapa do seu desenvolvimento”.

A defesa da vida não se fundamenta em ideologias, mas sim na convicção de todo ser humano é um dom de Deus e merece ser acolhido e protegido.

Diante dos desafios que enfrentamos, convidamos todas as famílias, em especial os agentes de Pastoral Familiar, movimentos e serviços familiares, a se engajarem ativamente na promoção da cultura da vida. Que cada um de nós seja um defensor da vida, testemunhando o amor de Cristo a toda a sociedade.

Neste dia, convidamos todos a participarem de uma ação, um gesto concreto, que chamamos de "Sinal da Esperança". Por isso, no dia 08 de outubro, façamos em um gesto de propagação da ‘Luz de Cristo’ para poder iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas. Acendamos o maior número de velas e rezemos juntos a ‘Oração do Nascituro’. Que seja um momento de devoção e unidade.

O local poderá ser em frente a uma Igreja, praça pública ou lugar que seja oportuno. Sugere-se que a comunidade local se mobilize e realize ações adicionais, conforme a sua realidade, como procissões, passeatas, oração do Santo Terço, entre outras, unindo-se às demais pastorais, movimentos e serviços presentes na comunidade.

Que a Virgem Maria, Mãe da Igreja e Mãe dos Pobres, interceda por nós, para podermos construir um mundo mais justo e solidário, onde a vida seja respeitada e valorizada em todas as suas fases.

Com fraternos cumprimentos,

Brasília - DF, 04 de outubro de 2024