Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. 3º Encontro de Educadores Católicos reflete sobre saúde mental dos educadores

11/10/2024

3º Encontro de Educadores Católicos reflete sobre saúde mental dos educadores

3º Encontro de Educadores Católicos reflete sobre saúde mental dos educadores - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O Vicariato para a Cultura e Educação da Arquidiocese de Goiânia promoveu na noite de ontem, 10 de outubro, o 3º Encontro de Educadores Católicos, no Teatro Madre Esperança Garrido, em Goiânia. 

 

Neste ano a temática foi o “Sentido da vida, espiritualidade e saúde mental dos educadores”, com o lema “Cuidar da saúde mental e espiritual para melhor servir”. Padre David Pereira, vigário do Vicariato para a Cultura e Educação, explica que o evento contemplou professores de Goiânia e região. “Nós estamos convocando professores das escolas católicas, mas também das demais escolas. Então temos aqui presentes, professores da rede pública e da rede privada e da rede católica”.

 

A professora e psicóloga, Marina Morabi, foi a assessora convidada. Ela destacou os desafios atuais do processo de ensino-aprendizagem e sobre a importância de se falar sobre a saúde mental dos educadores. 

 

Marina Morabi, professora e psicóloga.

 

“O lugar do educador nunca foi um lugar tão desafiante. Nós temos tido demandas, obviamente, do processo de ensino-aprendizagem, da educação como um todo, dos processos institucionais, dos nossos educandos com características, assim, tão rapidamente transformadas a cada ano, a cada semestre, a cada cinco anos, a cada 10 anos, assim como das suas famílias.”

 

Marina ainda fala sobre a realidade do pós-pandemia e dos aspectos “psico-sociais que invadem, sem dúvida nenhuma, os alunos, com quem a gente convive todos os dias, as famílias, os nossos colegas e nós mesmos.” E que devido a esse contexto, “nunca foi tão importante que a gente cuide de nós, que a gente pense em nós, porque obviamente, eu só vou conseguir ofertar o cuidado e bem-estar com o outro, se eu também estou usufruindo desse cuidado e reencontrando os nossos sentidos individuais e coletivos desse processo”, ressalta a psicóloga. 

 

 

 O Arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, destacou que esse encontro foi a oportunidade de se encontrar com pessoas que têm uma tarefa muito especial na sociedade. “A Igreja Católica tem uma tarefa muito bonita e histórica na educação. Especialmente neste tempo em que o Papa Francisco nos convocou para o “pacto educativo global” trazendo o tema dessa aliança que precisamos ter entre a família, a escola e a comunidade”, salienta Dom João. 

 

 

 

Texto: Gabriela Rodrigues 

Fotos: Rudger Remígio  

 

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar