Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. Terça-feira da 27ª Semana do Tempo Comum

08/10/2024

Terça-feira da 27ª Semana do Tempo Comum

Minha cara irmã, meu caro irmão. Nesta vigésima sétima semana do tempo comum temos a indicação dos textos da Carta de São Paulo aos Gálatas. Esta é uma carta em que o apóstolo ensina sobre a relação entre a graça de Cristo e a Lei de Moisés, retomando o tema da relação entre fé e obras, e, por consequência a relação entre judaísmo e cristianismo. O texto de hoje, tomado do primeiro capítulo, contem uma espécie de auto apresentação ou autobiografia de São Paulo. Ele recorda para seus leitores, sua própria história que inclui um grande contraste, ou seja, de perseguidor dos cristãos, torna-se um apóstolo do evangelho.

 

Escute comigo os primeiros versículos que deixam claro sua declarada oposição aos cristãos antes de sua conversão. Movido por um apaixonado ardor pelo judaísmo, São Paulo chega a falar de excessos na perseguição aos cristãos. Era tomado de um zelo pelo judaísmo que se incumbia da tarefa de devastar a Igreja: “Irmãos, certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus e como progredia no judaísmo mais do que muitos judeus de minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas”.

 

Mas há um passo de radical mudança em sua vida. São Paulo pontua como sua vocação para o cristianismo foi por pura graça de Deus e que o Senhor se revelou diretamente a ele. Não recebeu o evangelho dos homens, mas por revelação divina. Confira novamente o que diz o apóstolo: “Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos...”

 

Observe como São Paulo acentua os passos que deu no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, seu caminho para tornar-se de fato um pregador do evangelho. Ele disse assim: “... não consultei carne nem sangue, nem subi, logo, a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois, voltei ainda a Damasco. Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias. E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor”.

 

Bem ao seu estilo, São Paulo reitera ser verdade o que escreve e lembra-se de que nas igrejas da Judéia ele não era pessoalmente conhecido, mas sua fama de perseguidor convertido já tinha ali chegado. Vamos ao texto novamente: “Escrevendo estas coisas, afirmo diante de Deus que não estou mentindo. Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. Ainda não era pessoalmente conhecido das igrejas da Judéia que estão em Cristo. Apenas tinham ouvido dizer que "aquele que, antes, nos perseguia, está agora pregando a fé que, antes, procurava destruir". E glorificavam a Deus por minha causa”. Leia, em sua casa, em sua Bíblia, a Carta aos Gálatas. Geralmente as bíblias trazem uma pequena introdução a cada livro. Leia, também, a introdução à carta.

 

 

+ Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar