Você está em:
28/07/2021
São José, Patriarca da Santa Igreja

Um belíssimo título outorgado a São José é o de Patriarca da Santa Igreja, pois, como ensina a Liturgia, a ele foram confiadas “as primícias da Igreja”. Com efeito, ao acolher Maria Santíssima, ele se entrega de corpo e alma à missão de proteger com zelo paterno a Igreja. Jesus, a Cabeça do corpo Místico, repousou em seus braços como terno menino, delicado e inocente.
Contemplando esse mistério com profunda interioridade e espírito profético, antes mesmo que Jesus revelasse ser o Redentor, São José já o discernia. E, enquanto pai de Jesus na terra, aceita a determinação do Pai Celeste com silêncio e resignação, disposto a, como Abraão, ver seu Filho sacrificado no altar da cruz, vítima do ódio dos pecadores.
Com isso, obteve no Céu um poder especial para interceder a favor da ação santificadora da Igreja, a qual se realiza mediante os Sacramentos. A cura das doenças do espírito, o perdão dos pecados, a santificação das almas e o progresso na vida espiritual constituem a missão da Igreja. Pois bem, o Patriarca de todos esses bens é São José, que intercede por cada um de nós com desvelo difícil de calcular.
Oração a São José pela Santa Igreja
Composição: papa Leão XIII (Fonte: Canção Nova)
A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos o vosso patrocínio.
Por esse laço sagrado de caridade, que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus conquistou com seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.
Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; assim como outrora salvastes da morte a vida do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade.
Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo, e sustentados com vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança.
Assim seja. Amém.
(Livro: São José quem o conhece? Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP)
Diácono Amarildo Martins
Leia também
05/03/2025
Cinzas e águas, morte e vida
23/06/2023
A Custódia de Toledo
05/05/2023